Católicos e outros fiéis religiosos foram convocados pelo Papa Leão XIV , nesta quarta-feira (20), a participar de um dia de jejum e orações pela paz na Ucrânia e em outros países afetados por guerras. A iniciativa deve ocorrer nesta sexta-feira (22).

O pontífice fez o pedido ao final da audiência geral no Vaticano. Segundo ele, todos os fiéis devem “observar o dia 22 de agosto” com jejum e orações.

Foto: Reprodução/Vaticano
Papa Leão XIV

Neste momento, os Estados Unidos, mediador do conflito, buscam negociação para um cessar-fogo entre Ucrânia e Rússia. As orações, conforme solicitação do pontífice, devem incluir pedidos de desarmamento, especialmente em relação à Ucrânia e ao Oriente Médio.

“Enquanto nossa Terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões… Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração”, convocou o Papa.

Segundo ele, trata-se de um chamado ao “jejum e à oração, implorando ao Senhor que nos conceda paz e justiça e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso”.

O pontífice havia comentado, na terça-feira, os avanços nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia: “Há esperança, mas ainda é preciso trabalhar muito, rezar muito e buscar de verdade o caminho para seguir adiante e encontrar a paz.”

Sem anúncio no momento

Negociações nos EUA

A Casa Branca confirmou que estão em andamento os preparativos para uma reunião trilateral entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; o líder da Rússia, Vladimir Putin; e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky .

Putin e Zelensky expressaram, conforme o governo norte-americano, disposição para se sentar à mesa de negociações, e Washington trabalha para acelerar a realização do encontro presencial.

O presidente ucraniano esteve novamente em Washington nesta segunda-feira (18), seis meses após um encontro tenso com Trump.

O presidente russo e o líder dos EUA haviam se reunido dias antes, na sexta-feira (15), em um encontro considerado produtivo por Washington, que abriu caminho para a segunda fase das negociações.