Nessa segunda-feira (29), foi divulgado pelo Departamento de Estados dos Estados Unidos um relatório sobre Tráfico de Pessoas em 2025.

O documento que busca classificar países do mundo todo conforme a Lei de Proteção às Vítimas de Tráfico Humano (TVPA) dos EUA apontou que o Brasil ocupa a penúltima posição de quatro categorias. O Brasil ficou na chamada de lista de Observação Nível 2, junto com outros 24 países que não atendem integralmente aos padrões da TVPA, entre eles África do Sul, Libéria e Nepal.

Foto: Facebook/Marco Rubio
Chefe da diplomacia americana, Marco Rubio

Segundo o Departamento, essa classificação não é baseada na dimensão do problema de um país, mas sim na extensão dos esforços governamentais que visam atender aos padrões mínimos exigidos pela TVPA acabar com o tráfico de pessoas.

A lista de Observação nível 3 foi ocupada por ditaduras como Afeganistão, Irã, Rússia, Venezuela, Cuba, China Coreia do Norte e Nicarágua. No nível mais alto da lista, nível 1, foram incluídos a Argentina, Austrália, Canadá, Reino Unido e os Estados Unidos. Já países como Haiti, Líbia, Somália e Iêmen foram incluídos em uma categoria à parte, como casos especiais, pois apresentam instabilidade institucional ou conflitos armados.