O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciou nesta segunda-feira (12) a imposição de tarifa de 25% a qualquer país que fechar negócios com o Irã, que integra o BRICS junto com o Brasil e outros membros.

Em publicação na plataforma Truth Social, o presidente republicano afirmou que a sanção terá efeito imediato.

Foto: ONU/Loey Felipe
Donald Trump

“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% em toda e qualquer transação comercial realizada com os Estados Unidos da América. Esta ordem é final e irrecorrível”, declarou o líder estadunidense.

Donald Trump tem dito que pode promover ações militares no Irã em resposta a repressão do regime teocrático em meio a protestos que explodiram no país. As manifestações já resultaram em centenas de mortes e milhares de prisões.