Nessa quinta-feira (1º) o ditador Nicolás Maduro realizou uma declaração ao jornalista Ignacio Ramonet, onde se mostrou disposto a dialogar com Donald Trump para encerrar a crise do narcotráfico na América Latina.
Segundo Maduro, a Venezuela possui interesse em fechar um acordo para combater o narcotráfico, informação já passada aos porta-vozes americanos. “Precisamos começar a ter conversas sérias, com fatos em mãos, e o governo dos Estados Unidos sabe disso, porque já dissemos a muitos de seus porta-vozes que, se eles quiserem ter conversas sérias sobre um acordo para combater o narcotráfico, estamos prontos”, disse Maduro.
Em novembro de 2024, Maduro e Trump tiveram uma conversa, contudo, o ditador venezuelano afirmou que os desdobramentos após as negociações não foram agradáveis. O presidente americano, por sua vez, intensificou a pressão militar na América Latina e Caribe, avançando na ofensiva que teve início no segundo semestre de 2025.
No final de dezembro, Trump anunciou o primeiro ataque norte-americano contra o território da Venezuela. O local atingido era supostamente utilizado para o carregamento de barcos ligados ao tráfico de drogas.
Maduro é o principal alvo das ameaças de Trump, devido a sua suposta ligação com o Cartel de Los Soles, grupo classificado como organização terrorista internacional. O republicano também acusa o ditador de roubar petróleo dos EUA para financiar o seu próprio regime.