O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , anunciou que empresas de petróleo dos EUA começarão em breve a explorar campos petrolíferos na Venezuela. Ele afirmou que a iniciativa deve trazer grandes lucros tanto para empresas americanas quanto para o próprio país sul-americano.
Trump declarou que as maiores companhias do setor entrarão no país “muito em breve” para perfurar e extrair petróleo, o que, segundo ele, também contribuiria para reduzir os preços da commodity.
Na terça-feira passada, o presidente disse que, nos primeiros dias da nova estratégia com a Venezuela, foram retirados cerca de 50 milhões de barris de petróleo do país e vendidos no mercado aberto, afirmando que ainda há muitos outros barris disponíveis.
No mesmo dia, a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que Caracas recebeu US$ 300 milhões como parte das receitas da primeira exportação de petróleo venezuelano aos Estados Unidos desde a mudança na gestão do país. Segundo ela, esse valor faz parte de um “acordo” de US$ 500 milhões e será usado para proteger a renda de trabalhadores, combater a inflação e mitigar os impactos das flutuações cambiais.
Autoridades americanas também disseram recentemente que Washington está permitindo que a China compre petróleo venezuelano, mas a preços de mercado justos, diferentemente dos valores muito abaixo do mercado praticados anteriormente, antes das operações americanas contra frotas clandestinas.