O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , declarou que “Cuba não conseguirá sobreviver” após determinar a aplicação de tarifas contra países que comercializam petróleo com a ilha.

A afirmação foi feita nessa quinta-feira (29), em conversa com jornalistas durante a exibição de um documentário protagonizado pela primeira-dama, Melania Trump. Segundo o republicano, as medidas que tendem a enfraquecer o regime cubano não teriam como objetivo direto provocar seu colapso, mas seriam consequência do isolamento gerado, na visão dele, pela forma como as autoridades do país trataram a própria população. Trump também classificou Cuba como uma “nação falida”.

As declarações ocorrem poucas horas depois de o presidente assinar uma ordem executiva que autoriza a imposição de tarifas a países que forneçam petróleo ao governo cubano. No texto do decreto, Trump afirma que a situação em Cuba representa uma “ameaça incomum e extraordinária” à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos, razão pela qual declarou emergência nacional relacionada ao tema.

Ainda nesta quinta-feira, o jornal Financial Times publicou reportagem indicando que Cuba dispõe de estoques de petróleo suficientes apenas para 15 a 20 dias, considerando os níveis atuais de consumo e produção interna, o que pode agravar ainda mais a crise energética no país.