O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , afirmou que a supervisão americana sobre a Venezuela pode se estender por anos, especialmente no que diz respeito ao controle da produção e da venda de petróleo do país. A declaração foi feita em entrevista ao jornal The New York Times , publicada na noite de quarta-feira (7).
Segundo Trump, o governo interino venezuelano, formado por antigos integrantes da estrutura ligada a Nicolás Maduro, não tem atendido plenamente às exigências dos Estados Unidos. Questionado sobre a duração dessa supervisão, o presidente respondeu que o tempo será definido conforme o avanço das medidas adotadas por Washington e os resultados obtidos no país sul-americano.
O presidente também afirmou que os Estados Unidos pretendem utilizar as reservas de petróleo da Venezuela como parte de um plano de reconstrução econômica, defendendo que o controle da produção contribuirá para a redução dos preços internacionais do petróleo e para o envio de recursos financeiros ao país. Trump não indicou prazos para a realização de eleições na Venezuela.
As declarações ocorreram horas após integrantes do governo americano informarem que os EUA planejam assumir o controle da venda do petróleo venezuelano por tempo indeterminado, dentro de um plano de três fases apresentado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, ao Congresso.