Os carros elétricos e híbridos fabricados por montadoras da China entraram na mira de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e de Israel. Os veículos são encarados como um possível risco associado ao temor de espionagem, devido à capacidade desses automóveis de coletar e transmitir dados.

Segundo o jornal britânico The Telegraph , relatórios da inteligência britânica indicaram que carros elétricos, por se conectarem à internet e possuírem sensores, câmeras e sistemas de comunicação, conseguem transmitir dados que, eventualmente, poderiam ficar acessíveis a autoridades chinesas.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Carro elétrico

Nesse contexto, o governo britânico agora classifica diversos veículos com tecnologia chinesa como possíveis pontos de vulnerabilidade de segurança.

Outro país que aumentou o alerta foi a Polônia, que, recentemente, decidiu proibir a entrada de carros elétricos chineses em bases militares do país, sob a mesma justificativa de risco de espionagem e vazamento de dados.