A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na noite dessa quarta-feira (27), os irmãos de iniciais J.A.S.L., de 30 anos, e I.S.L., de 27 anos, condenados a 18 anos de prisão pelo crime de homicídio qualificado em Timon. A ação foi realizada por equipes da DICAP (Divisão de Inteligência e Captura) e da DHPP (Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa).
De acordo com a polícia, os dois haviam sido condenados durante sessão do Tribunal do Júri realizada na última terça-feira (26), quando o juiz da 2ª Vara Criminal de Timon determinou a execução imediata da pena. Os irmãos respondiam ao processo em liberdade e chegaram a comparecer ao julgamento, mas fugiram do fórum minutos antes da leitura da sentença.
Após diligências, os condenados foram localizados escondidos em uma residência no povoado Bom Viver, na zona rural de Timon. Segundo a Polícia Civil, a dupla pretendia deixar a cidade na manhã seguinte para evitar a prisão.
O crime aconteceu na noite do dia 20 de março de 2020, por volta das 23h30. A vítima, identificada como Luis Fernando Carvalho Vieira, de 21 anos, estava acompanhada da namorada e havia saído para comprar um lanche quando foi perseguida pelos irmãos e outros dois amigos após passar em frente a um bar.
Conforme as investigações, os acusados suspeitavam que Luis Fernando teria cometido um furto na residência da família e decidiram “fazer justiça com as próprias mãos”. O jovem foi atacado com diversos golpes de faca no abdômen, tórax, pescoço, cabeça e rosto. A ação foi presenciada por testemunhas e pela companheira da vítima.
Logo após o homicídio, a DHPP iniciou as investigações e encontrou no local uma carteira com documentos de um dos autores. Ainda segundo a polícia, o suspeito chegou a registrar um boletim de ocorrência alegando ter perdido os documentos, numa tentativa de despistar os investigadores.
A motocicleta utilizada no crime também foi apreendida. Diante das provas reunidas, os irmãos se apresentaram espontaneamente à polícia e confessaram participação no assassinato. Um dos condenados já possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo.