A passagem de Rafah, entre Egito e a Faixa de Gaza foi reaberta para estrangeiros na manhã desta segunda-feira (6). Porém, os brasileiros que estão no país, seguem de fora da lista de civis, cuja saída da região é permitida.

Rafah foi aberto na quarta-feira (01) e permaneceu até sexta-feira (03). Durante esses dias, dezenas de palestinos feridos e centenas de pessoas com passaporte estrangeiro passaram pelo local.

O grupo terrorista Hamas, impôs como condição para sua reabertura da passagem, que ambulâncias com pessoas feridas pudessem ir para Rafah após o bombardeio israelense contra um comboio de veículos médicos que ocorreu na cidade de Gaza.

No momento, estão passando na fronteira os estrangeiros e feridos autorizados a sair de Gaza em listas divulgadas anteriormente. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, isso acontece pois não foram divulgadas novas listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza. “Aguardamos agora que os brasileiros entrem na lista de autorizados”, disse o embaixador.

Um grupo com 34 brasileiros ainda aguarda desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas, a autorização para deixar Gaza. Os brasileiros em Gaza enfrentam escassez de água, alimentos e remédios no local.