O papa Francisco recebeu no Vaticano o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja. O encontrou aconteceu na tarde dessa quarta-feira (21), em uma audiência realizada em um espaço anexo à Sala Paulo VI.

Segundo Vatican News, o encontro foi marcado por trocas de admiração e apreço entre o representante maior da Igreja Católica e Lula. Após o encontro com o papa, o presidente se reuniu com Dom Edgar Peña Parra, diplomata do Vaticano, oportunidade em que discutiram o combate à pobreza, cuidado com meio ambiente e proteção aos indígenas.

Para representar a estima ao papa Francisco, o presidente Lula o presenteou com uma gravura do artista plástico pernambucano J.F. Borges. Seguido dele, a primeira-dama também agraciou o papa com uma estátua de Nossa Senhora de Nazaré.

Em troca, o pontífice presenteou o presidente com a Mensagem para a Paz deste ano; o Documento sobre a Fraternidade Humana. O livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020; e o baixo-relevo em bronze “A paz é uma flor frágil”.