Um míssil russo atingiu uma praça central da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia. No local havia uma igreja, uma universidade e um teatro. A explosão deixou pelo menos sete pessoas mortas neste sábado (19), segundo autoridades ucranianas.

Segundo o ministro de assuntos internos da Ucrânia, Ihor Klymenko, outras 90 pessoas ficaram feridas, sendo 11 crianças. Todas foram encaminhadas para o hospital mais próximo da região. Ele informou também em entrevista aos meios de comunicação locais que o ataque ocorreu no momento em que as pessoas saíam da igreja.

Em uma postagem nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mostrou através de vídeo como ficou a situação do local atingido e lamentou o ocorrido. “Hoje, um míssil russo atingiu o coração de Chernihiv. Uma praça, uma universidade e um teatro. A Rússia transformou um sábado comum em um dia de dor e perda”, lamentou Zelensky.

A Rússia ainda não se pronunciou sobre a acusação do ataque na praça ucraniana. No lugar disso, as autoridades do país acusou a Ucrânia de lançar dezenas de drones sobre território russo e diz que os equipamentos foram interceptados e destruídos.