Fechar
GP1

Mundo

EUA diz que qualquer ataque da Coreia do Norte será derrotado

Declaração foi feita pelo secretário de Defesa americano, James Mattis.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, advertiu neste sábado (28), que qualquer ataque nuclear da Coreia do Norte ao território do seu país ou ao dos seus aliados receberá uma “resposta militar maciça”.

"Não se enganem, qualquer ataque aos Estados Unidos ou a seus aliados, será derrotado", disse Mattis afirmando que "qualquer uso de armas nucleares encontrará uma resposta militar maciça".

"A Coreia do Norte aumentou suas ameaças e acelerou seus programas de armas inutilmente", afirmou Mattis, advertindo que, em caso de ataque, o Exército de Pyongyang não seria rival para a defesa combinada de Washington e Seul.

  • Foto: Aaron P. Bernstein/Getty Images North AmericaJames Mattis, secretário de Defesa dos EUAJames Mattis, secretário de Defesa dos EUA

O secretário afirmou ainda que a aliança das duas potências é a "pedra fundamental" dos esforços para resistir os atos desestabilizadores da Coreia do Norte, que está reduzindo sua própria segurança com ameaças nucleares.

De acordo com informações do G1, apesar das declarações, Mattis se mostrou contra a multiplicação de armas nucleares táticas na Coreia, lembrando os esforços globais pela não proliferação deste tipo de força, cujo máximo expoente, a Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares, foi ganhou o Nobel da Paz deste ano.

Ele ressaltou também que a diplomacia continua a ser a alternativa preferida. "Mas nossos diplomatas são mais efetivos quando são suportados por força militar”, alertou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.