Fechar
GP1

Mundo

WikiLeaks vaza documentos de programa de espionagem da CIA

O site definiu o caso com o “maior vazamento de informações de inteligência da história”, onde já foram divulgados milhares de arquivos confidenciais.

Nesta terça-feira (07), o site Wikileaks anunciou que conseguiu ter acesso a uma série de documentos sobre o programa secreto de espionagem cibernética da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. O site definiu o caso com o “maior vazamento de informações de inteligência da história”, onde já foram divulgados milhares de arquivos confidenciais.

Não há informações se os arquivos são autênticos, mas especialistas que analisaram o material disseram que as informações pareciam legítimas e que o caso pode abalar o serviço de inteligência dos Estados Unidos. A CIA preferiu não comentar sobre o assunto.

O site está chamando essa primeira etapa de divulgação de documentos de “Year Zero”, ou “Ano Zero” em português. O vazamento pretende expor os sistemas de espionagem cibernética, software maliciosos e outras armas digitais utilizadas pela agência de inteligência americana e compreende 8.761 documentos e arquivos.

Os arquivos pareciam que foram distribuídos entre hackers e outros funcionários do governo de maneira não autorizada. Uma dessas pessoas forneceu ao portal partes do arquivo.

De acordo com a Veja, em comunicado divulgado recentemente pelo site Wikileaks, afirmando que “a CIA perdeu o controle sobre a maior parte de seu arsenal de espionagem cibernética, incluídos softwares maliciosos, vírus, cavalos de tróia, ataques de dia zero, sistemas de controle remoto de software malicioso e documentos associados. Esta coleção de “milhões de códigos” dão a seu possuidor “a capacidade total de espionagem cibernética da CIA”, garantiu o site.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.