Fechar
GP1

Mundo

ONG diz que líder supremo do Estado Islâmico está morto

Abu Bakr al Bagdadi é o líder número um do grupo terrorista.

A ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos, que acompanha a guerra na Síria, afirmou nesta terça-feira (11), que o líder supremo do Estado Islâmico, Abu Kakr al Bagdadi, está morto. O governo dos Estados Unidos, no entanto, diz não ter informações que confirmem a morte.

"Confirmamos informações de líderes, incluindo um da primeira hierarquia, do Estado Islâmico na zona rural no leste [da cidade] de Deir al-Zor", disse o diretor do grupo de monitoramento da guerra sediado no Reino Unido, Rami Abdulrahman. No entanto, as circunstâncias da morte ainda não estão claras. Fontes do Observatório na cidade síria de Deir al-Zor disseram ter sido informadas por integrantes do Estado Islâmico sobre a morte do líder, "mas eles não especificaram quando".

  • Foto: Al-Furqan Media/Anadolu Agency/AFP/ArquivoAbu Bakr al-BaghdadiAbu Bakr al-Baghdadi

O Ministério de Defesa da Rússia tinha afirmado, em 16 de junho, que um ataque aéreo russo de 28 de maio pode ter matado Baghdadi em Raqqa, cidade no centro-norte da Síria. O alvo deste bombardeio era um encontro de líderes do Estado Islâmico, do qual Baghdadi participaria. Na ocasião, a Rússia procurava confirmar a informação e a coalização não confirmou a informação.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse não ter nenhuma informação imediata para corroborar a morte de Baghdadi. De acordo com informações do G1, Sites afiliados ao Estado Islâmico e contas de redes sociais não publicaram nenhuma notícia sobre a possível morte do líder. Logo após a divulgação da informação pela ONG, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no Twitter que houve uma "grande vitória contra o Isis".

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.