Fechar
GP1

Mundo

Sobe para 16 o número de mortos em protestos na Índia

Manifestações tomaram o país após aprovação de lei controversa de cidadania.

A polícia confirmou neste sábado, 21, a morte de mais cinco pessoas nos protestos violentos que ocorrem na Índia, totalizando 16 vítimas fatais até o momento.

Outras nove pessoas haviam morrido em vários protestos violentos que ocorreram na sexta-feira, 20, em cinco distritos do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, segundo o diretor geral regional de polícia O.P. Cante. As mortes aconteceram nos distritos de Sambhal, Firozabad, Meerut e Kanpur, disse o chefe de polícia, que observou que nenhuma das vítimas morreu devido a ações das forças de segurança.

Restrições foram impostas em grande parte do estado devido aos violentos protestos registrados durante a última semana. Além disso, serviços de internet e telefone foram suspensos em vários distritos, disse Singh.

As manifestações são motivadas pela aprovação de uma controversa nova lei de cidadania. Segundo o texto aprovado no Parlamento na semana passada, minorias religiosas, como hindus e cristãos, dos vizinhos majoritariamente muçulmanos Bangladesh, Paquistão e Afeganistão que se estabeleceram na Índia antes de 2015 poderão pleitear cidadania por enfrentarem perseguição nestes países. Críticos afirmam que a lei, que não oferece a mesma proteção para muçulmanos, enfraquece os fundamentos seculares indianos.

Os protestos eclodiram no estado de Assam, no nordeste do país, na semana passada. Desde então, tornaram-se violentos e se espalharam para universidades de todo o país, onde estudantes e público saíram para cantar slogans anti-governamentais e chamar a lei de anti-muçulmana e anti-constituição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.