Fechar
GP1

Mundo

Explosão em fábrica de plástico deixa um morto e 27 feridos na Tailândia

Impacto sacudiu um terminal de aeroporto nos arredores de Bangkok e levou à evacuação da área.

Uma grande explosão em uma fábrica nos arredores de Bangkok matou ao menos uma pessoa e feriu outras 27 nesta segunda-feira, 5, na Tailândia. O impacto danificou janelas e outras estruturas próximas, sacudiu um terminal do aeroporto da capital e levou à evacuação de residentes da área, disseram autoridades.

O incêndio começou por volta das 3 da manhã (horário local, noite de domingo em Brasília) em uma fábrica de plástico perto do aeroporto de Suvarnabhumi. Uma densa cortina de fumaça preta subiu acima da fábrica em chamas e podia ser a 35 km de distância. A causa da explosão é ainda desconhecida.

"Temos 27 feridos, a maioria devido aos cortes, e um falecido, que era bombeiro", disse Somsak Kaewsena, chefe do distrito de Bang Pli, onde se encontra a fábrica taiwanesa Ming Dih Chemical Co..

Imagens publicadas pela mídia tailandesa mostraram bombeiros escalando destroços de aço retorcido para colocar mangueiras perto o suficiente das chamas enquanto lutavam para controlar o fogo. Outras fotos mostraram casas próximas com as janelas quebradas e destroços nas ruas, com fumaça negra subindo sobre a área mesmo horas depois.

Autoridades ordenaram a evacuação da área ao redor do incêndio por medo que o vazamento de produtos químicos causasse mais explosões. Abrigos foram instalados em uma escola e em um escritório do governo para os que foram forçados a deixar suas casas.

"Não sabemos se ainda há algo que possa explodir", disse Kaewsena, acrescentando que as autoridades ainda trabalham para controlar o fogo.

Os membros dos serviços de emergência circulam pelo bairro em carrinhas pedindo aos habitantes locais, através de megafones, que abandonem a área por segurança.

Um trabalhador de resgate voluntário disse à TV pública que estava tendo dificuldade para encontrar pessoas que possivelmente ainda estavam na fábrica. "Estamos tentando procurá-los", disse. "Mas as chamas são bastante altas, então é preciso muito esforço." Ele afirmou que equipes de resgate também estavam se espalhando pela área para ajudar os feridos, que estão sendo levados a um hospital próximo para tratamento. Das 11 vítimas relatadas até o momento, uma está em estado grave.

Os bombeiros usaram helicópteros para despejar água em áreas de difícil acesso no grande complexo. No meio da manhã, o incêndio principal na fábrica Ming Dih Chemical foi controlado, mas um enorme tanque contendo monômero de estireno continuou a queimar, disse o oficial local de prevenção de desastres. Não houve nenhuma posição imediata sobre o que poderia ter causado a explosão, e a empresa responsável pela fábrica não respondeu a chamados por telefone.

O monômero de estireno é um produto químico líquido perigoso usado na produção de pratos descartáveis, copos e outros produtos, e pode produzir gás venenoso quando inflamado.

Jaruwan Chamsopa, que mora a cerca de 3 quilômetros da fábrica, disse que a forte explosão no meio da noite quebrou as janelas de sua casa, danificou o telhado e derrubou partes do teto. Ela acrescentou que as janelas de todas as casas em sua rua também foram quebradas.

"Fiquei chocada quando a explosão aconteceu", disse à Associated Press. "Eu saí e vi um grande fogo no céu."

Jaruwan disse que ela, o marido e a mãe não deixaram o local antes das 8 da manhã. "Não sabia que seria uma substância química tão perigosa que me faria ter de sair", disse. "Estou preocupada porque a fumaça preta atingiu minha casa."

A mídia local informou que a explosão inicial sacudiu o edifício do terminal em Suvarnabhumi, disparando alarmes no principal aeroporto internacional de Bangkok. Autoridades do aeroporto disseram que nenhum voo foi cancelado, mas não deram outros detalhes imediatos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.