Fechar
GP1

Mundo

Congresso pode pedir impeachment de Pedro Castilho no Peru

Um correspondente do Washington Post definiu como “caótico” o início do governo Pedro Castillo.

O jornalista Simeon Tegel, correspondente do Washington Post, definiu como “caótico” o início do governo Pedro Castillo no Peru. Segundo a revista Oeste, a nomeação de marxistas como membros principais do governo e indícios de crime acenderam a luz amarela no Congresso, onde já se fala em impeachment.

O maior alvo da oposição é o primeiro-ministro Guido Bellido, que saudou o grupo Sendero Luminoso e elogiou publicamente Fidel Castro por não permitir homossexuais na revolução cubana. Outra polêmica envolve o advogado Roger Nájar, integrante do partido Peru Libre, que teria engravidado uma garota de 14 anos. Já o ministro das Relações Exteriores, Héctor Béjar, está restabelecendo relações diplomáticas com Nicolás Maduro na Venezuela.

De acordo com o correspondente do Wahsington Post, o próprio presidente Pedro Castillo está envolvido em um caso de polícia, acusado de despachar em um escritório privado, que foi emprestado em condições questionáveis. Ele se recusava a usar o palácio presidencial, querendo romper com símbolos coloniais, e as críticas fizeram com que recuasse.

Outro ponto que está gerando atrito é a insistência de Castillo em promulgar uma nova Assembleia Constituinte, sem apoio de ninguém fora de seu partido. A grande crítica é que, considerando que o Peru é o país com o maior número de mortos por covid-19 per capita, uma nova Constituinte não deveria ser prioridade.

Até o momento Pedro Castillo não deu se pronunciou e nem permite que a mídia atenda a seus atos oficiais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.