Fechar
GP1

Mundo

Mais de 60 países fazem apelo para estrangeiros deixarem o Afeganistão

O comunicado com o apelo inclui nações como Estados Unidos, Reino Unido, Chile e Paraguai.

Após o Talibã reassumir o controle do Afeganistão, os Estados Unidos e mais 60 países emitiram um comunicado conjunto neste domingo, 15, pedindo que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o país se assim desejarem. Ao longo do domingo e da manhã desta segunda-feira, um tumulto no aeroporto de Cabul deixou mortos e feridos.

“Devido à deterioração da situação de segurança, nós apoiamos, estamos trabalhando para garantir e pedimos que todas as partes respeitem e facilitem a saída segura e ordenada de estrangeiros e afegãos que desejam deixar o país”, diz o texto divulgado pelo Departamento de Estado americano.

O Brasil não está entre as nações signatárias do documento. A lista inclui, entre outros países, França, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Catar. Entre os governos sul-americanos, Chile, Colômbia, Paraguai e Guiana assinam o texto.

O comunicado pede que estradas, aeroportos e postos de fronteiras permaneçam abertos. “O povo afegão merece viver com segurança, proteção e dignidade. Nós, da comunidade internacional, estamos prontos para ajudá-los”, conclui.

Nesta segunda-feira, 16, um dos porta-vozes do Talibã disse à Reuters que ainda é cedo para afirmar como o grupo vai governar o Afeganistão. “Nós queremos que todas as forças estrangeiras deixem o país antes de começarmos a reestruturar a governança.”

Tumulto no aeroporto

Um tumulto no Aeroporto Internacional de Cabul durante a manhã desta segunda-feira resultou em mortos e feridos. Temendo que o Talibã reimponha um regime brutal, afegãos e estrangeiros correram para sacar economias e tentar deixar o Afeganistão.

Vídeos que registram a confusão na área de decolagem foram publicados em redes sociais:

Ainda não há confirmação do número de mortos e feridos. À Reuters, um funcionário do governo americano contou que forças de segurança dos Estados Unidos atiraram para cima na tentativa de conter a multidão. Tropas americanas estão no comando do aeroporto para ajudar na evacuação de funcionários da embaixada e outros civis.

Entre domingo e segunda, voos comerciais foram suspensos e grandes companhias aéreas, entre elas a Emirates e a United Airlines, anunciaram que, por enquanto, vão evitar o espaço aéreo afegão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.