Fechar
GP1

Mundo

Deputado que morreu de câncer há um mês é reeleito nos Estados Unidos

A legislação norte-americana não permitiu que o nome do deputado fosse substituído com tempo.

Tony DeLuca foi reeleito deputado com 85% dos votos no Estado da Pensilvânia, na última quarta-feira, 9 de novembro, durante as eleições legislativas nos Estados Unidos. No entanto, o parlamentar democrata morreu há um mês, vítima de câncer.

Como a morte foi recente, a legislação norte-americana não permitiu que o nome do congressista fosse substituído por outro candidato, a tempo de mudar as opções que seriam exibidas nas cédulas de votação. A adversária de DeLuca, a candidata Queonia Livingston, terminou a disputa com 14% dos votos. Agora, uma nova eleição deve ser realizada no Estado.

Em uma publicação no Twitter, o Partido Democrata lamentou a morte de DeLuca, mas celebrou o fato dos eleitores “continuarem manifestando sua confiança no deputado”. “Estamos terrivelmente tristes de termos perdido o deputado Tony DeLuca, mas estamos orgulhosos de ver que os eleitores continuaram manifestando sua confiança nele e no seu compromisso com os valores democráticos o reelegendo de forma póstuma”, comunicou a sigla.

Há dois anos, durante a eleição para presidente dos Estados Unidos, a Pensilvânia protagonizou um caso semelhante. A organização Public Interest Legal Foundation (Pilf) descobriu 21 mil mortos na lista de eleitores do Estado.

“A Pensilvânia deixou os nomes de mais de 21 mil indivíduos mortos nas listas de eleitores menos de um mês antes de uma das eleições gerais mais importantes para detentores de cargos federais em muitos anos”, comunicou a Pilf. De acordo com a organização, 92% dos 21 mil mortos nas listas eleitorais da Pensilvânia vieram a óbito antes de outubro de 2019.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.