Fechar
GP1

Mundo

Asteroide do tamanho de campo de futebol passará perto da Terra

Segundo o CNOS, a agilidade do corpo celeste é 13 vezes mais rápida que a bala de um rifle.

Nesta quinta-feira (17), um asteroide do tamanho de um campo de futebol vai passar próximo da Terra. De acordo com o rastreador de asteroides da Nasa, o corpo celeste deve chegar a uma distância de mais de 6 milhões de quilômetros, mesmo próximo a terra em escala cósmica, não há risco de atingir o planeta terra.

O asteroide 2019 XS, como foi batizado pela agência espacial norte-americana, tem cerca de 100 metros de tamanho e segue no percurso pelo espaço com uma velocidade de aproximadamente 42 mil quilômetros por hora. Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNOS) da Nasa, a agilidade do corpo celeste é 13 vezes mais rápida que a bala de um rifle.

A pesquisa do Davidson Institute of Science investigou a relação do tamanho de um asteroide com os impactos que podem causar à Terra, em caso de atrito. O estudo revelou que um corpo celeste de 140 metros liberaria energia mil vezes maior que a de uma bomba atômica utilizada durante a Segunda Guerra Mundial.

Caso o asteroide 2019 XS atingisse a terra, causaria sérios danos, porém, não levaria a uma extinção da espécie humana.

No mês de novembro, o Instituto Carnegie descobriu que o asteroide 2022 AP7 se aproxima da terra, com cerca de 1,5 quilômetro de comprimento. O pesquisador Scott Sheppard afirmou que “a ameaça não é imediata”, e que o corpo celeste deve levar cinco anos para contornar o sol e seguir em direção ao nosso planeta, sem necessariamente atingir a terra.

O telescópio de Victor M. Blanco foi responsável pela descoberta dos resultados publicados na revista científica The Astronomical Journal. De acordo com os resultados, o centro de pesquisa afirmou que trata-se do maior objeto com potencial perigoso nos últimos oito anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.