Fechar
GP1

Mundo

NASA lança seu ‘mais poderoso foguete’ em missão à Lua

O foguete, que faz parte da missão Artemis I, dará uma volta na Lua e depois voltará para a Terra.

O lançamento do foguete rumo à Lua foi realizado em Cape Canaveral, no estado da Flórida, na madrugada desta quarta-feira (16). A viagem não tripulada marca o início da missão da agência espacial “Artemis I” , 50 anos após o final da missão “Apollo”.

O Space Launch System (SLS) decolou da plataforma LC-39B do Kennedy Space Center em Cape Canaveral, para enviar a cápsula Orion em uma jornada teste de três semanas.

Nos momentos finais da contagem regressiva, uma “equipe vermelha” de três homens foi escalada para a plataforma de lançamento devido à necessidade de substituição do switch de internet, responsável pelo sistema de auto destruição do foguete, que deve ser acionado caso haja qualquer problema que obrigue o abortamento da missão.

Em seu perfil oficial no twitter, a agência espacial dos Estados Unidos (NASA), afirmou que a missão Artemis marca um novo capítulo na exploração lunar humana.

Patrocinadores da missão como a SpaceX de Elon Musk e agências espaciais da Europa, Canadá e Japão planejam instalar uma base lunar de longa duração. Se tudo der certo, a agência planeja que no próximo ano a Nasa leve humanos para dar uma volta ao redor da Lua, e a aterrissarem na missão Artemis III planejada para 2025 e 2026, e que até nos próximos 10 anos seja possível explorar Marte.

Com informações da repórter Carolina Matta

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.