Fechar
GP1

Mundo

Republicanos vencem eleições para Câmara dos Estados Unidos

A vitória do partido republicano marca o início de um governo dividido, com 218 cadeiras conquistadas.

O Partido Republicano ganhou maioria de assentos na Câmara dos Deputados (chamada de Casa dos Representantes) nos Estados Unidos, vencendo as eleições em meio de mandato, após mais de uma semana de contagem de votos.

Projeções já apontavam a vitória do partido conservador, que se concretizou depois que o partido conquistou a 218º cadeira na Casa, resultado da vitória na Califórnia, enquanto o Democratas conquistou apenas 210 assentos.

Os resultados configuram o país para dois anos de governo dividido, visto que o Partido Liberal obteve maioria dos assentos no Senado. O atual líder do Partido Conservador, Kevin McCarthy, celebrou e prometeu colocar a “América de volta no caminho certo.”

A vitória do Partido Republicano na Câmara significa uma barreira para o governo do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que pode ter projetos vetados pela Câmara. Antes da votação, o Partido Democrata controlava o Senado e Câmara.

Em discurso, Biden parabenizou McCarthy. “O povo americano quer que façamos as coisas para eles”, declarou o presidente americano. Além do Senado e Câmara, os eleitores também elegeram os governadores da maioria dos estados.

Com informações da repórter Carolina Matta

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.