Fechar
GP1

Mundo

Ataque da Turquia deixa 31 mortos na Síria e no Iraque

Incursões tinham como alvo bases de militares curdos, com quem os turcos travam uma disputa territorial.

As forças aéreas turcas bombardearam o Norte da Síria e o Norte do Iraque neste domingo (20) e 31 pessoas morreram, informou a agência de notícias France Presse.

Segundo a France Presse, as incursões tinham como alvo bases de militares curdos, com quem os turcos travam uma disputa territorial há décadas.

De acordo com a agência estatal turca Anadolu, o ataque não ultrapassou fronteiras. No entanto, o Ministério da Defesa da própria Turquia reconheceu que os bombardeios atingiram territórios da Síria e do Iraque.

No comunicado, o Ministério da Defesa da Turquia afirmou que os ataques tiveram como alvo bases do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e da milícia síria curda YPG, que a Turquia diz ser uma ala do PKK.

As Forças Democráticas da Síria (SDF), tropas lideradas por militantes curdos, prometeram retaliação.

Retaliação

Os ataques turcos foram também uma retaliação a um atentado com bomba em Istambul, na Turquia, que terminou com seis mortos. A Turquia acusou militantes curdos de planejar o ataque e afirmou que a ordem para a explosão da bomba foi dada em Kobani, cidade curdo-síria onde as forças turcas realizaram operações contra a milícia YPG nos últimos anos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.