Fechar
GP1

Mundo

Com vitória dos Republicanos, Biden poderá ser investigado

O presidente Joe Biden (Democrata) e sua família poderão ser alvo de investigação pelo Legislativo.

O resultado das Eleições de Meio Mandato (midterms) nos Estados Unidos teve em sua maioria a vitória dos republicanos na Câmara dos Representantes. Consequentemente, o presidente Joe Biden (Democrata) e sua família poderão ser alvos de investigação pelo Legislativo, procedimento semelhante à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso brasileiro, poderá ser instaurado.

O deputado James Comer, do Kentucky, é o principal republicano no Comitê de Supervisão da Câmara e disse que na próxima legislatura esse órgão “irá avaliar o status do relacionamento de Joe Biden com os parceiros estrangeiros de sua família e se ele é um presidente comprometido ou influenciado por dólares e estrangeiros”.

Por fim, completou que: “Quero ser claro: esta é uma investigação de Joe Biden e é nisso que o comitê se concentrará neste próximo Congresso”.

Até agora, a Câmara possui em sua maioria parlamentares democratas aliados a Biden, consequentemente, a investigação não deu prosseguimento.

A principal suspeita é o possível tráfico de influência, já que Hunter Biden fazia parte do conselho da empresa de gás ucraniana Burisma, em 2014, na mesma época em que Joe Biden era vice-presidente de Barack Obama e conduziu a política externa de aproximação entre Estados Unidos e Ucrânia.

No laptop de Hunter, apreendido em 2020, continha mensagens e informações sobre transações financeiras que poderiam incriminar Biden e sua família.

Até agora, há mais de 100 relatórios de atividades bancárias supostamente relacionados à família Biden e, segundo Comer, o Departamento do Tesouro ignorou seus pedidos de acesso. Como parte de sua investigação, Comer disse: “Adoraríamos conversar com pessoas da família Biden, especificamente Hunter e Joe Biden”,

A Casa Branca respondeu a essas especulações e afirmou que as investigações são politicamente motivadas e uma perda de tempo. “O presidente Biden não vai deixar que esses ataques políticos o distraiam de se concentrar nas prioridades dos americanos, e esperamos que os republicanos do Congresso se juntem a nós para enfrentá-los, em vez de desperdiçar tempo e recursos com vingança política”, disse em um comunicado o porta-voz do escritório do Conselho da Casa Branca, Ian Sams.

Uma porta-voz dos democratas no Comitê de Supervisão da Câmara, Nelly Decker, disse que os republicanos “reformularam os mesmos pontos de discussão partidários” que circulam há anos e que apenas querem “atacar o presidente Biden e sua família em uma tentativa desesperada de devolver Trump ao poder”.

Os promotores federais investigam Hunter Biden desde 2018 e não apresentaram nenhuma acusação até o momento. O deputado Jordan também disse que, sob sua liderança, o Comitê Judiciário da Câmara investigará a suposta politização do FBI, acusação que o órgão nega.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.