Fechar
GP1

Mundo

Direita obtém resultado histórico nas eleições de Israel

Com o fim de uma breve coalizão de partidos da esquerda, Benjamin Netanyahu deve voltar ao poder.

O resultado das eleições em Israel deve ser divulgado, oficialmente, somente nesta sexta-feira (04), com pouco mais de 90% das urnas apuradas, os dados preliminares indicam que os grandes vitoriosos são os partidos de direita e ultra ortodoxos. As informações são da Revista Oeste.

Com uma votação histórica, o Sionismo Religioso deve conquistar 14 cadeiras no Parlamento, o dobro do que obteve nas eleições anteriores e tornando-o uma força importante no possível novo governo Benjamin Netanyahu.

Até essa quarta-feira (02), o Likud, partido do ex-premiê, tem 32 assentos no Knesset, o Parlamento Israelense, seguido pelo partido de centro-direita do atual premiê Yair Lapid, o Yesh Atidi, com 24.

Pela primeira vez na história, em terceiro lugar ficou o Sionismo Religioso, liderado por Itamar Ben-Gvir, com 14 assentos. Acima do partido Unidade Nacional, do ex-premiê e ministro da Defesa, Benny Gantz, que deve obter 12 assentos e já anunciou que vai compor a oposição. Por fim, compondo o bloco com o Likud e que devem estar no governo: Shas, com 11, e United Torah Judaism, com oito.

Com esse resultado preliminar, o bloco de Netanyahu teria 65 dos 120 assentos do Parlamento, um pouco acima dos 61 necessários. Mas os resultados ainda podem mudar até o final da contagem, especialmente porque faltam ser contabilizados votos de regiões árabes que podem trazer o Meretz ou o Balad para o Knesset.

Essa mudança, porém, não será suficiente para mudar a realidade de que Netanyahu chefiará o novo governo, nem reduzirá a direita como terceira força.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.