Fechar
GP1

Mundo

Idosa que trabalhou em campo nazista é condenada na Alemanha

Pelo menos 65 mil pessoas que estavam em Stutthof foram mortas até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nesta terça-feira (20), um tribunal da Alemanha condenou a dois anos de prisão Irmgard Furchner, de 97 anos, ex-secretária de um campo de concentração nazista. A idosa é acusada de ser cúmplice no assassinato de mais de 10 mil pessoas.

O julgamento ocorreu na cidade alemã de Itzehoe, norte do país, e pode ter sido a última condenação da Justiça alemã a casos relacionados ao Holocausto e à Segunda Guerra Mundial, visto que nenhum dos outros acusados tem menos de 91 anos.

O juiz afirmou que a ex-secretária tinha conhecimento do que acontecia no campo de concentração de Stutthof, na Polônia. Em resposta, a defesa afirmou que as evidências “não provaram sem margem para dúvida” que a mulher tinha conhecimento dos assassinatos.

Funcionária do local de 1943 a 1945, Furchner teria sido cúmplice do assassinato de judeus na câmara de gás. Pelo menos 65 mil detentos no campo de concentração de Stutthof morreram até o fim da Segunda Guerra Mundial, assassinadas com tiros na nuca, envenenamento com injeções de gasolina ou fenol aplicadas diretamente no coração, além de mortes causadas doenças, cansaço e frio.

Por ter 17 anos na época em que trabalhou no campo de concentração, a senhora foi julgada por um tribunal de menores de idade. Julgada desde setembro de 2021, chegou a fugir do julgamento, quando desapareceu do asilo que vivia, mas logo foi encontrada e levada ao tribunal.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.