Fechar
GP1

Mundo

Congresso peruano aprova antecipação das eleições gerais

As eleições de 2026 ocorrerão em 2024, decisão visa acalmar crise do país, após prisão de Castillo.

O Congresso do Peru aprovou nesta terça-feira (20), a antecipação das eleições gerais de 2026 para 2024. Com 93 votos a favor e 30 contra, a decisão visa atenuar crise política gerada após tentativa de golpe fracassada do ex-presidente Pedro Castillo, atualmente preso.

A atual presidente do país, Dina Boluarte, deve entregar o mandato ao futuro presidente do país em julho de 2024. Ela já havia se manifestado a favor da antecipação, pesquisas de opinião também apontam que 83% da população também é favorável à decisão.

Desde a prisão de Castillo, o país tem enfrentado uma onde de protestos pedindo a renúncia de Dina. Até o momento, 21 pessoas morreram por conta das manifestações, a Organização dos Estados Americanos (OEA) investiga a causa das mortes.

Preocupada, a vice-presidente do Congresso, Martha Moyano afirmou que o partido Perú Libre, de Castillo, está querendo transformar o Peru em uma Venezuela. “O que temos nas ruas, hoje, não são lideranças populares, mas um grupo radical que busca tornar a incendiar o país, como ocorreu na década de 1980”, afirmou Moyano.

O turismo no país também foi afetado por conta das manifestações, as visitas à Machu Picchu estão suspensas desde 14 de dezembro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.