Fechar
GP1

Mundo

Processo de corrupção contra Cristina Kirchner será decidido nesta terça

A vice-presidente, acusada de associação criminosa e improbidade administrativa, tem foro privilegiado.

É realizada nesta terça-feira (6) audiência para anunciar o veredicto sobre julgamento da vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Tendo presidido o país entre 2007 e 2015, Kirchner é acusada de associação criminosa e improbidade administrativa.

A Procuradoria pediu em agosto que Cristina fosse condenada a 12 anos de prisão, além de ter seus direitos políticos cassados pelo resto da vida. Além desse, a vice-presidente tem outros processos ainda abertos.

Foto: Reprodução/FacebookCristina Kirchner
Cristina Kirchner

De acordo com o Ministério Público, a peronista liderou uma organização de pessoas que contratou 51 obras viárias (com dinheiro público) superfaturadas do empresário de construção Lázaro Báez, que teria pago aos políticos para ganhar as licitações desses contratos.

Báez foi condenado em 2021 a 12 anos de prisão por acusações de lavagem de dinheiro entre 2003 e 2015. Todas as obras superfaturadas estavam localizadas na província de Santa Cruz, reduto político de Cristina e seu falecido marido, Néstor Kirchner.

A vice-presidente se declara inocente e vítima de perseguição política, mesmo condenada, Cristina possui foro privilegiado, ou seja, não irá para a cadeia. Excluso o caso da maior da Câmara dos Deputados e senadores a considerarem culpada.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.