Fechar
GP1

Mundo

Rússia proíbe residentes de transferir divisas para exterior

As sanções ocidentais levaram o Banco Central da Rússia a aumentar fortemente sua taxa básica de juros.

O presidente Vladimir Putin decretou, nesta segunda-feira, 28, a implementação de várias medidas para compensar a queda do rublo, abalado pelas sanções ocidentais ligadas à Ucrânia, incluindo a proibição para os residentes na Rússia de transferirem divisas para o exterior - anunciou o Kremlin.

Segundo um decreto publicado na página online oficial do Kremlin, os residentes na Rússia ficarão proibidos de transferirem dividas para o exterior, a partir de terça-feira.

Além desta primeira medida, os exportadores russos serão obrigados, a partir de hoje, a converter em rublos 80% de sua receita em moeda estrangeira obtida desde 1º de janeiro.

O anúncio destas medidas coincide com uma tentativa do governo de reforçar as defesas da economia russa contra as sanções anunciadas pelos países ocidentais, em represália pela invasão da Ucrânia por Moscou.

A venda de divisas é uma das principais ferramentas utilizadas pelos países quando pretendem apoiar sua moeda nacional.

Nesta segunda-feira, o rublo despencou em relação ao dólar e ao euro na abertura dos mercados, atingindo mínimos recordes.

As sanções ocidentais levaram o Banco Central da Rússia a aumentar fortemente sua taxa básica de juros, a 10,5 pontos (20%), para limitar a inflação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.