Fechar
GP1

Mundo

No campo digital, Ucrânia leva vantagem sobre a Rússia na guerra de versões

Resistência desafiadora usou a Internet para combater uma das máquinas de guerra mais temíveis do mundo.

Ucranianos e seus apoiadores usaram as mídias sociais para ferir, menosprezar e humilhar os russos, buscando elevar o ânimo dos cidadãos do país e enfraquecer o moral dos invasores durante a guerra mais online da história.

Uma enxurrada de vídeos em tempo real no Facebook, Telegram, TikTok e Twitter embotou a propaganda do Kremlin e colocou o mundo ao lado da Ucrânia enquanto ela luta para defender sua democracia de um gigante militar.

Também salvou vidas: os ucranianos correram para disseminar estratégias defensivas, traçar rotas de fuga e documentar a brutalidade de um confronto violento. Alguns esperam que as imagens telefônicas gravadas nos últimos dias possam desempenhar um papel na investigação de crimes de guerra após o término do combate.

Há muito tempo a Rússia é conhecida como a mais astuta causadora de danos na Internet, e a máquina de propaganda do país há anos usa a mídia social apoiada pelo Estado para enganar e enfraquecer seus inimigos.

Mas a Ucrânia, de muitas maneiras, começou a vencer a Rússia em seu próprio jogo, usando comunicação constante e colorida para fomentar uma resistência digital e expor sua agressão em um cenário global

As táticas revelam como a mídia social abriu uma nova dimensão da guerra moderna, mostrando que a Internet não é apenas um território para lutar, mas pode ser usada como tática para a conquista da vitória no mundo real.

Também ajudou os ucranianos a sentirem que podem contribuir para a luta. Solomiia Shalaiska, uma designer de Kiev, disse que se sentia impotente até começar a postar imagens de manifestações pró-Ucrânia em uma página do Instagram que ela usava anteriormente para arte e design.

Uma imagem – um mapa no estilo Davi e Golias de ambos os países intitulado “Perceba a escala do heroísmo ucraniano” – foi “curtida” mais de 100.000 vezes no último dia. Shalaiska disse que se juntou ao nascente “exército de TI” do país de hackers voluntários que trabalharam para combater as operações psicológicas russas sobrecarregando seus sites e inundando seus oficiais de inteligência com spam. (Shalaiska disse que ajudou principalmente divulgando informações e denunciando bots.)

“É muito importante [fortalecer] o espírito nacional na Ucrânia, é por isso que as pessoas estão fazendo memes e incentivando com imagens”, disse ela em uma mensagem no Instagram. As pessoas “devem ter fontes onde possam encontrar não apenas a propaganda russa”.

Os vídeos ajudaram a mobilizar o sentimento antiguerra nas primeiras horas da invasão, quando uma mulher foi gravada advertindo os soldados russos a carregarem sementes “para que pelo menos girassóis cresçam aqui quando vocês morrerem”. Em outra foto do Facebook, uma coroa fúnebre com o nome do presidente russo Vladimir Putin foi legendada: “Na Ucrânia, o exército russo é recebido com flores”.

Nos dias seguintes, os vídeos ajudaram a transformar histórias locais de bravura em lendas virais – e expuseram uma guerra que a Rússia lutou para manter escondida. Os ucranianos postaram vídeos de si mesmos frustrando tanques, guardando vilas, fazendo coquetéis molotov e usando-os para transformar veículos russos em bolas de fogo.

À medida que a conturbada blitz da Rússia esmagou uma resistência desafiadora, alguns combatentes ucranianos atacaram taticamente o inimigo. Em um vídeo, um soldado camuflado fala para a câmera com seus oponentes russos enquanto aparafusa um silenciador em um rifle. "Caras, vocês estão fodidos", diz ele com um sorriso. “Temos tanques. Temos tudo. … Por que você não se rende enquanto ainda tem a chance?”

Os ucranianos também usaram as redes sociais para estimular outros defensores civis. Kira Rudik, membro do Parlamento, postou uma foto de si mesma descalça e segurando um fuzil Kalashnikov no Instagram e no Twitter, dizendo: “Nossas #mulheres protegerão nosso solo da mesma forma que nossos #homens”. O astro do rock ucraniano Andriy Khlyvnyuk e uma ex-Miss Ucrânia, Anastasiia Lenna, também postaram fotos de si mesmos com armas na mão.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.