Fechar
GP1

Mundo

Covid-19: Argentina autoriza aplicação de vacinas vencidas

O órgão tem recebido diversas críticas e denúncias, inclusive por parte de parlamentares da oposição.

A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina (Anmat) prorrogou a data de validade de vacinas contra a covid-19 que estão sendo aplicadas no país.

Para algumas marcas, o prazo de vencimento foi prolongado por até 12 meses. O órgão tem recebido diversas críticas e denúncias, inclusive por parte de parlamentares. Gabriela Neme, deputada de oposição ao Governo Alberto Fernandez, acionou a Justiça do país contra a Anmat.

As vacinas contra a covid-19 das marcas Pfizer, AstraZeneca, Janssen e Sputnik V têm registro nacional e com isso maior facilidade para alteração da data de validade no país. Já os imunizantes da Moderna, Sinopharm, Cansino e Human Vaccines LLC, estão autorizados pelo Ministério da Saúde da Argentina, mesmo após o prazo indicado na produção.

Em nota de esclarecimento após as críticas, a Anmat declarou que seguem sendo realizados “estudos de estabilidade” para“avaliar a possibilidade de prolongamento da vida útil” dos imunizantes. A Anmat, contudo, não especificou quais têm sido os critérios para a extensão para cada marca de imunizante. Reclamações citam uma prorrogação que varia de seis meses a um ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.