Fechar
GP1

Mundo

Separatistas bloqueiam acesso ao Google em territórios no leste da Ucrânia

Lideranças rebeldes de Donetsk e Luhansk alegaram que empresa de tecnologia atende interesses dos EUA.

Autoridades das autoproclamadas repúblicas independentes de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, bloquearam o acesso ao Google nesta sexta-feira, 22, acusando a gigante da tecnologia de promover os interesses do governo dos Estados Unidos e a violência contra os russos.

“Decidimos bloquear o Google no território (de Donetsk)”, disse o líder separatista Denis Pushilin no Telegram, acusando a gigante americana de promover “terrorismo” e “violência contra todos os russos, especialmente a população do Donbas”.

“Se o Google parar de aplicar sua política criminal e voltar a seguir a lei, a moral e o bom senso, não haverá obstáculo para suas operações”, acrescentou. Pushilin acusou o Google de trabalhar “abertamente a pedido de seus curadores no governo dos EUA”.

A mesma ação foi tomada na quinta-feira, 21, pela província de Luhansk, de acordo com o líder local, Leonid Passechnik. “A guerra não é apenas os mísseis que caem sobre nossas cidades, mas também a nuvem de informações falsas que a Ucrânia nos envia. Infelizmente, o Google se tornou sua principal arma”, acusou.

“Podemos prescindir do Google. Se eles melhorarem, se começarem a respeitar as pessoas, consideraremos restaurar” acrescentou.

Donetsk e Luhansk se autoproclamaram repúblicas independentes em 2014 e ambas as regiões compõem a bacia de mineração do Donbas, parcialmente controlada por separatistas pró-russos desde aquele ano e que atualmente concentra combates entre forças russas e ucranianas.

Autoridades separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, como a Rússia, tentaram reforçar seu controle sobre as informações desde que Moscou lançou sua ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.

A Rússia adotou novas leis que punem a publicação do que as autoridades consideram “informações falsas” sobre o exército ou suas operações militares no exterior com penas de prisão.

As autoridades russas bloquearam o acesso às redes sociais Instagram, Facebook e Twitter e tomaram medidas legais contra a gigante de tecnologia Meta, acusada de espalhar “apelos para matar” russos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.