Fechar
GP1

Mundo

Donald Trump é processado por fraude pela Procuradoria Geral

Laetitia James, afirmou que ex-presidente cometeu fraude comercial de propriedades em Manhattan.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi processado nesta quarta-feira, 21, por supostas fraudes cometidas por meio de sua empresa Trump Organization. A ação judicial foi aberta pela procuradora-geral de Nova York, Laetitia James, e também envolve os três filhos mais velhos do ex-presidente, Donald Jr., Ivanka e Eric, e dois executivos da empresa, Allen Weisselberg e Jeffrey McConney.

Em uma entrevista coletiva no final da manhã, James revelou detalhes da acusação que aponta que houve fraude comercial envolvendo alguns dos principais ativos do ex-presidente, incluindo propriedades em Manhattan, Chicago e Washington. De acordo com James, Trump “inflacionou falsamente seu patrimônio líquido em bilhões de dólares” com o objetivo de reforçar a imagem do político como um bilionário e valorizar suas propriedades - o que teria criado uma vantagem indevida. Em outros momentos, o ex-presidente minimizou o valor dos ativos para fins fiscais.

“Esta investigação revelou que Donald Trump se envolveu em anos de conduta ilegal para inflar seu patrimônio líquido, para enganar bancos e o povo do grande Estado de Nova York”, disse James na entrevista coletiva. “Afirmar que você tem dinheiro que não tem não é a arte do negócio. É a arte do roubo”, acrescentou.

A defesa do ex-presidente nega qualquer irregularidade. De acordo com Alina Habba, uma das advogadas de Trump, o processo “não está focado nos fatos nem na lei – em vez disso, está focado apenas no avanço da agenda política da procuradora-geral”.

“Está bem claro que o gabinete da procuradora-geral excedeu sua autoridade estatutária ao se intrometer em transações onde absolutamente nenhuma irregularidade ocorreu”, disse Habba.

“Estamos confiantes de que nosso sistema judicial não suportará esse abuso de autoridade desenfreado e esperamos defender nosso cliente contra todas e cada uma das reivindicações sem mérito da procuradora-geral”, completou.

O processo criminal contra Donald Trump vai correr no tribunal estadual de Nova York e é o resultado de uma investigação civil de três anos. Além das possíveis consequências legais a depender do resultado do julgamento, a ação pode atingir a imagem de Trump na área que o impulsionou em sua carreira dentro e fora da política - a imagem de homem de negócios bem-sucedido foi explorada pelo ex-presidente tanto em suas campanhas presidenciais como em suas passagens pela televisão, como apresentador da série “O Aprendiz”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.