Fechar
GP1

Mundo

Protestos no Irã deixam ao menos 35 mortos em uma semana

Manifestações começaram após morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa por não usar véu.

O número estimado de mortos nos protestos no Irã chegou a 35, informou a mídia estatal na noite desta sexta-feira, 23. As manifestações eclodiram no país há uma semana, após a morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, que foi presa por não estar com o cabelo coberto por um hijab, conforme a lei dos véus. As mobilizações dos últimos dias se tornaram símbolo de insatisfação ao governo da República Islâmica. As autoridades têm respondido de forma repressiva em dezenas de cidades.

Desde a Revolução Islâmica de 1979, o Irã exige que todas as mulheres acima da puberdade usem véu e roupas largas. Com a morte de Marsha, o questionamento a esses costumes se intensificou. No entanto, por causa das restrições que as autoridades estão impondo à Internet nos últimos dias, tornou- se difícil acompanhar com precisão o que está acontecendo no país. O acesso à internet e a redes sociais como WhatsApp e Instagram seguem bloqueados em grande parte do país e os relatos sobre mortos, feridos e presos só aumentam.

“A televisão estatal anunciou na noite de sexta-feira que o número de pessoas mortas durante os recentes distúrbios no país ultrapassou 35 pessoas de acordo com estatísticas não oficiais”, disse a Borna News, agência de notícias ligada ao Ministério do Esporte iraniano. O balanço oficial anterior falava em 17 mortes.

Enquanto isso, o Exército iraniano se colocou à disposição para atuar junto à polícia nas manifestações “para defender a segurança nacional”. Os militares descreveram os protestos como “ações desesperadas da estratégia diabólica do inimigo para enfraquecer o regime islâmico”, seguindo a versão do governo de que essas mobilizações seriam incitadas pelo “inimigo estrangeiro” com a intervenção de embaixadas e serviços de inteligência de outros países.

Apesar das interrupções na Internet e dos avisos das autoridades de que não permitirão o “caos”, muitos iranianos protestaram novamente na noite passada em várias partes do país. “Você não pode matar todos nós”, gritou um manifestante para a polícia na cidade de Rudsar, no norte do país, de acordo com um vídeo compartilhado por ativistas e jornalistas.

Marsha Amini foi presa na terça-feira da semana passada pela chamada Polícia Moral em Teerã, onde estava de visita, e foi levada a uma delegacia para participar de “uma hora de reeducação” por usar o véu de forma errada. Ela morreu dias depois em um hospital onde chegou em coma após sofrer um ataque cardíaco, que as autoridades atribuíram a problemas de saúde. Essa versão é questionada pela família. A morte da jovem conseguiu mobilizar milhares de iranianos, ao contrário de outras ocasiões em que as manifestações foram reduzidas a grupos sociais menores.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.