Fechar
GP1

Mundo

Colombianos protestam contra reforma tributária de Gustavo Petro

Em Bogotá, manifestantes caminharam pelas ruas do centro e se concentraram na Praça de Bolívar.

Manifestantes saíram às ruas das principais cidades da Colômbia para protestar contra medidas apresentadas pelo presidente Gustavo Petro para aumentar os impostos dos mais ricos e seu projeto de reforma agrária nesta segunda-feira, 26. São as primeiras manifestações nacionais contra o presidente colombiano, eleito há 50 dias.

Em Bogotá, manifestantes caminharam pelas ruas do centro e se concentraram na Praça de Bolívar, ao lado da sede presidencial, aos gritos de “Fora Petro!”.

“Petro prometeu uma mudança de política geral, mas se cercou de políticos corruptos. Isso é enganar”, disse Orlando Novoa, de 60 anos, proprietário de uma construtora com cerca de 30 funcionários, que protestava na capital.

Petro se tornou o primeiro presidente de esquerda da história da Colômbia ao conquistar pouco mais da metade do eleitorado com uma bateria de reformas com o objetivo de aumentar os impostos sobre os ricos, frear a exploração de petróleo e uma reforma agrária para distribuir terras férteis entre os camponeses “sem terra”, entre outras.

Para colocar em prática estas iniciativas, Petro formou uma coalizão legislativa majoritária com o apoio de vários partidos tradicionais.

“O país precisa de um gerente, Petro é um político”, criticou Cristóbal Osorio, um estudante de 16 anos em Bogotá.

Na capital, dezenas de jovens que se mobilizaram em defesa do presidente trocaram insultos e empurrões com seus opositores, obrigando funcionários da prefeitura a intervir.

As manifestações percorreram as ruas de Medellín (noroeste), Cali (sudoeste), Bucaramanga (nordeste) e outras capitais com clamor variado.

Em Medellín, uma equipe do canal estatal Telemedellín foi agredido por manifestantes e precisou abandonar a cobertura, denunciou a ONG Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.