Fechar
GP1

Mundo

Terremoto deixa 46 mortos e causa destruição no sudoeste da China

Tremor de 6,6 na escala Richter foi registrado às na madrugada desta segunda-feira (5).

Um terremoto de magnitude 6,6 na escala Richter deixou ao menos 46 mortos no sudoeste da China, informaram autoridades do país asiático nesta segunda-feira, 5. Emissoras de TV e veículos de comunicação chineses mostraram a destruição causada pelo tremor, com estradas bloqueadas e construções severamente afetadas.

O abalo sísmico foi registrado às 12h52 (01h52 em Brasília) na região montanhosa de Sichuan, 200 km ao sudoeste da de Chengdu, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS). A profundidade do terremoto foi estimada em 10 km e seu epicentro foi situado a 39 km do cantão de Luding, informou a emissora estatal CCTV.

Diante do número de vítimas - que ainda pode aumentar -, o presidente Xi Jinping pediu que “todo o possível seja feito para ajudar as pessoas afetadas pela catástrofe e minimizar as perdas humanas”, segundo relato da agência Xinhua.

“Casas foram gravemente afetadas e as linhas de telefonia foram interrompidas em alguns locais”, afirmou a CCTV. A cidade de Ya’an mencionou “danos em diferentes níveis” nas zonas afetadas.

Mais de 1 mil soldados e oficiais do exército foram mobilizados, segundo a secretaria sismológica de Sichuan, que divulgou imagens de seus engenheiros equipados com computadores indo para o local.

De acordo com a CCTV, as autoridades locais também enviaram milhares de socorristas, bombeiros, médicos e integrantes da Polícia Armada Popular (agentes encarregados da segurança pública e mobilizados durante as catástrofes).

O tremor foi “relativamente forte”, disse à France-Presse Chen, uma moradora de Chengdu, que não quis revelar seu nome completo. A cidade tem 21 milhões de habitantes e fica a quase 200 quilômetros do epicentro. “Alguns de meus vizinhos disseram que o sentiram claramente”, afirmou.

Como Chengdu está atualmente sob confinamento, “as pessoas não estão autorizadas a sair de seus complexos residenciais e muitos se refugiaram nos quintais” das casas, acrescentou. As autoridades ainda não informaram sobre os danos na cidade.

Um vídeo publicado pelo centro chinês de abalos sísmicos mostra várias pedras rolando colina abaixo no cantão de Luding, levantando nuvens de poeira. Segundo o órgão, várias réplicas ocorreram após o primeiro tremor.

Um morador de Chongqing, a mais de 400 km do epicentro, indicou à France-Presse que o tremor foi sentido de forma “muito clara”. “Houve medo. Mas não parece as pessoas estavam muito preocupadas”, explica.

A província de Sichuan, com várias montanhas e famosa por suas reservas de pandas, registra terremotos com frequência. Em junho, um abalo de magnitude 6,1 sacudiu a província e deixou pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos. Em maio de 2008, um tremor muito potente, de magnitude 7,9, deixou 87.000 mortos e desaparecidos em Sichuan, uma catástrofe que comoveu o mundo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.