Fechar
GP1

Mundo

Charles III assume o trono aos 73 anos com a morte da rainha Elizabeth II

Automaticamente Charles se torna o novo rei, mas cerimônia de coroação pode levar meses.

Depois de 73 anos se preparando, Charles se torna o novo rei britânico nesta quinta-feira, 8, com o nome de Charles III após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II. Pelos regras de sucessão ao trono do Reino Unido, o príncipe de Gales, herdeiro da rainha, vira automaticamente o rei, mas cerimônia de coroação ainda pode levar meses. Acompanhe ao vivo a repercussão da morte da rainha Elizabeth II.

Charles é o mais velho de quatro filhos da rainha e seu falecido marido, o príncipe Philip. Quando sua mãe assumiu o trono aos 25 anos, ele se tornou o herdeiro do Reino Unido aos 3 anos. Além do trono, Charles herda o cargo de chefe da Commonwealth [Comunidade Britânica], juntamente com outros bens, como terras e propriedades. Agora, o herdeiro ao trono é se filho, o príncipe William.

A primeira decisão de Charles enquanto rei foi sobre o seu nome, Charles III. Seu nome completo é Charles Philip Arthur George, então ele poderia selecionar qualquer um deles como seu título de reinado. O príncipe William também passará por uma mudança de título, embora não automática. Mesmo sendo herdeiro do trono, ele não se torna ainda o príncipe de Gales ainda, mas já herda o título de duque da Cornualha. Sua esposa Kate Middleton será conhecida como a duquesa da Cornualha.

Em seu primeiro discurso como monarca, ele qualificou a morte de sua mãe como um momento de grande tristeza que será sentido em todo o mundo. “Choramos profundamente a perda de uma soberana e uma mãe muito querida. Sei que sua perda será sentida profundamente em todo o país, os reinos e a Commonwealth, assim como por inúmeras pessoas em todo o mundo”, disse o rei em um comunicado.

No passado, a rainha expressou o desejo de que Charles assumisse a Commonwealth. “É meu desejo sincero que a Commonwealth continue a oferecer estabilidade e continuidade para as gerações futuras e decida que um dia o príncipe de Gales deve continuar o importante trabalho iniciado por meu pai em 1949″, disse ela em 2018.

Charles se casou com Diana Spencer em 1981, e o casal ficou conhecido como príncipe e princesa de Gales. Eles tiveram dois filhos, os príncipes William e Harry. Charles e Diana se separaram em 1992. Após a morte de Diana em 1997, Charles se casou com Camilla Parker Bowles, em 2005.

Camilla também deverá mudar de título. Um acordo foi feito em 2005, na época do casamento dos dois de que ela não seria conhecida como rainha, mas como princesa consorte - embora agora que ele é rei, Charles possa mudar seu título para rainha, se desejar.

Mais recentemente, no entanto, em um comunicado que marcou o 70º aniversário de sua ascensão ao trono em fevereiro, a rainha Elizabeth II disse que queria que Camilla fosse conhecida como rainha consorte quando Charles se tornasse rei. Charles agradeceu à mãe, dizendo que estava “profundamente consciente da honra” por sua “querida” esposa.

O que acontece agora

Pode levar meses ou até mais antes da coroação formal. No caso de Elizabeth, sua coroação ocorreu em 2 de junho de 1953 – 16 meses após sua ascensão em 6 de fevereiro de 1952, quando seu pai, o rei George VI, morreu.

Dentro de 24 horas após a morte de um monarca, um novo soberano é proclamado formalmente o mais rápido possível no Palácio de St. James em Londres pelo “Conselho de Adesão”. Este é composto por funcionários do Conselho Privado, que inclui altos ministros, juízes e líderes da Igreja da Inglaterra, que são convocados ao palácio para a reunião.

O Parlamento é então chamado de volta para os legisladores fazerem seus juramentos de fidelidade ao novo monarca.

O novo monarca fará um juramento perante o Conselho Privado no Palácio de St. James e a proclamação do novo soberano é então lida publicamente no mesmo palácio, bem como em Edimburgo, Cardiff e Belfast – as capitais das quatro nações que compõem o Reino Unido.

Charles deve declarar ao Parlamento no primeiro dia de sua sessão após a ascensão, ou na coroação, o que ocorrer primeiro, que ele é um protestante fiel. O juramento é obrigatório pelo Ato de Declaração de Adesão de 1910.

Ele também deve fazer um juramento de coroação conforme prescrito pela Lei de Juramento de Coroação de 1689, a Lei de Liquidação de 1701 e a Lei de Declaração de Adesão.

Ele deve estar em comunhão com a Igreja da Inglaterra, uma regra flexível que permitiu que o rei George I e o rei George II reinassem mesmo sendo luteranos

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.