Fechar
GP1

Mundo

Charles III é proclamado rei; veja primeiro discurso na íntegra

Em discurso televisionado pela primeira vez, o rei prometeu dedicar toda a sua vida aos britânicos.
Por Estadão Conteúdo

O rei Charles III, recém-chegado ao trono britânico, retornou a Londres nesta sexta-feira, 9, do Castelo de Balmoral, na Escócia, um dia após a morte de sua mãe, a rainhaElizabeth II, para fazer seu primeiro discurso como rei. Como a rainha, ele prometeu dedicar toda a sua vida aos britânicos. Sua cerimonia oficial de proclamação, no entanto, será apenas no sábado, 10, no Palácio de Saint James.

Pela primeira vez, a cerimônia no palácio, uma residência real Tudor perto do Palácio de Buckingham, é televisionada. A transmissão da mensagem pré-gravada começou às 18h locais (14h de Brasília).

Charles relembrou quando sua mãe falou à nação pela primeira vez, em sua viagem à África em 1952, após o morte de seu pai, o rei George. “Falo com vocês com em um luto profundo”, foram as primeiras palavras de Charles como rei Charles III pela televisão.

A cerimônia é realizada em duas partes, a primeira das quais inclui uma reunião do Conselho Privado do rei, um grupo de conselheiros do monarca que normalmente alcançaram altos níveis de cargos públicos. O rei não esteve presente nessa reunião, segundo o Palácio de Buckingham.

Durante essa cerimônia, o conselho o proclama o soberano e, em seguida, aprova formalmente vários arranjos para a próxima proclamação de seu governo. Na segunda parte da cerimônia, o rei Charles III se reune com seu Conselho Privado.

O novo rei faz então quatro declarações públicas tradicionais que gerações de monarcas fizeram antes dele.

Leia a íntegra do discurso de Charles III

Meus lordes, senhoras e senhores.

É meu mais doloroso dever anunciar a vocês a morte de minha amada Mãe, a Rainha.

Eu sei o quanto vocês, toda a Nação – e acho que posso dizer que o mundo inteiro – simpatiza comigo pela perda irreparável que todos sofremos. É o maior consolo para mim saber da simpatia expressa por tantos à minha irmã e irmãos e que tal afeto e apoio tão avassaladores devem ser estendidos a toda a nossa família em nossa perda.

A todos nós como família, a este reino e à família mais ampla de nações da qual faz parte, minha Mãe deu um exemplo de amor ao longo da vida e de serviço abnegado.

O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção. Mesmo quando sofremos, agradecemos por esta vida mais fiel.

Estou profundamente ciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades da Soberania que agora me passaram. Ao assumir essas responsabilidades, me esforçarei para seguir o exemplo inspirador que me foi dado ao defender o governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas Ilhas e dos Reinos e Territórios da Commonwealth em todo o mundo.

Neste propósito, sei que serei sustentado pela afeição e lealdade dos povos cujo Soberano fui chamado a ser, e que no cumprimento desses deveres serei guiado pelo conselho de seus parlamentos eleitos. Em tudo isso, sinto-me profundamente encorajado pelo apoio constante de minha amada esposa.

Aproveito esta oportunidade para confirmar a minha vontade e intenção de continuar a tradição de entregar as receitas hereditárias, incluindo o Espólio da Coroa, ao Meu Governo em benefício de todos, em troca do Subsídio Soberano, que apoia as Minhas funções oficiais como Chefe de Estado e Chefe da Nação.

E no cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus Todo-Poderoso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.