Fechar
GP1

Mundo

Lula e Fernández discutem criação de moeda comum para América do Sul

Discussão vai contra opinião de Fernando Haddad, que por várias vezes criticou essa possibilidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem discutindo com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, a criação de uma moeda comum para a América do Sul. A discussão veio através de nota conjunta publicada nesse sábado (21), no jornal argentino Perfil.

“Decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”, aponta o texto.

No entanto, a ideia é de contragosto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que por diversas vezes criticou essa possibilidade. Ao ser questionado sobre a possível criação da moeda comum, Haddad respondeu: “Não existe moeda única e não existe essa proposta”.

Lula partiu na tarde deste domingo (22) rumo a Argentina, e deve participar da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Para os dois líderes, o evento marca o regresso do Brasil “a esse mecanismo de diálogo e consulta regional”.

Os dois presidentes também pretendem empregar mecanismos para reindustrialização das economias dos dois países, com investimento e inovação. Além de unir esforços para discutir temas como o “desenvolvimentos sustentável, a mudança climática e a redução de todas as formas de desigualdade”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.