Fechar
GP1

Mundo

Brasil sugeriu resolução favorável ao Hamas na ONU, alerta Israel

Segundo parlamentares brasileiros, Israel alertou que Brasil entregará documento favorável ao Hamas.

Deputados federais brasileiros de oposição disseram ter sido alertados diretamente por fontes de Israel a respeito de posicionamento que o Itamaraty vai adotar na guerra que acontece no Oriente Médio. Segundo os parlamentares, que preferiram não se identificar, as fontes informaram que o documento emitido pelo Brasil, que será usado em resolução do Conselho da ONU, tem posição favorável ao Hamas. As informações são do portal Gazeta do Povo.

Seriam dois documentos, um deles é chamado de “rascunho zero” e o outro séria a versão posterior a esse rascunho. Em ambos, haveria advertência determinando que autoridades israelenses revoguem a ordem para que a população civil palestina abandone toda a região norte da Faixa de Gaza.

“O Conselho de Segurança: 4. Exorta as autoridades israelenses a revogarem imediatamente a sua ordem de que os civis e o pessoal da ONU evacuem todas as zonas de Gaza a norte do Wadi Gaza e se mudem para o sul de Gaza”, diz um trecho do suposto documento chamado rascunho zero.

A outra versão teria poucas alterações que não mudariam o sentido do texto.

Determinação de Israel

Israel já tentou impor duas ordens para que a população civil palestina saia da região norte da Faixa de Gaza e vá para a região sul, na fronteira com o Egito. Porém, nesse sábado (14), o líder do grupo palestino Hamas, Ismail Haniyeh, afirmou em vídeo que os palestinos não deixarão a região de Gaza.

“Não haverá migração a partir de Gaza ou da Cisjordânia. Não haverá migração de Gaza para o Egito. Nenhum de nós pode aceitar isso. “Eu digo aos nossos irmãos do Egito que a nossa decisão é ficar no nosso país”, disse o líder do Hamas.

A ordem de evacuação da população seria uma forma de se contrapor às práticas do Hamas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.