Fechar
GP1

Mundo

Venezuela firma acordo com os EUA e liberta presos políticos

As tratativas entre os países visam garantir a lisura do processo eleitoral no país latino-americano.

O governo de Nicolás Maduro resolveu libertar cinco presos políticos nesta quinta-feira (19), após firmar um acordo parcial com a oposição para a realização das eleições na Venezuela, que acontecem no segundo semestre de 2024. Entre os presos libertados, estavam dois líderes da oposição.

Conforme divulgados por Gerardo Blyde, principal negociador entre a oposição e o governo da Venezuela, entre os libertados estão: o jornalista Roland Carreno, do partido Vontade Popular; o ex-deputado Juan Requesens, do Justice First, que era mantido em prisão domiciliar.

Durante a madrugada, a agência Reuters divulgou que outras três pessoas também foram libertas.

Acordo com os Estados Unidos

Na tentativa de promover a lisura do processo eleitoral na Venezuela, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mediante um acordo para que seja promovido um pleito transparente e seguro, aliviou as sanções ao petróleo e gás do país latino-americano. A decisão foi firmada nessa terça-feira (17).

A proposta também prevê que as eleições sejam acompanhadas por observadores internacionais, como os Estados Unidos e a União Europeia. Nesse contexto, também foi acordado que seja respeitado os processos de escolha interna de cada ator político. A oposição deve anunciar neste domingo (22) o candidato que enfrentará o ditador Nicolás Maduro no pleito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.