Fechar
GP1

Mundo

Encerrada votação presidencial na Argentina; saiba como foi

A votação foi encerrada às 18h deste domingo (22) e a previsão é de que o resultado saia às 22h.

A votação para o primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina encerrou às 18h (horário de Buenos Aires é igual ao de Brasília) deste domingo (22). Segundo a Câmara Eleitoral do país, cerca de 74% dos eleitores registraram seus votos, representando o menor comparecimento desde a redemocratização do país, em 1983. Além do presidente, a votação de hoje serviu para escolher parte dos representantes da Câmara dos Deputados e dos Senadores. A previsão é de que o resultado das apurações seja publicado a partir das 22h de hoje.

Ainda há filas em algumas cidades argentinas para votar. Todos que chegaram antes das 18h no centro de votação poderão depositar os seus votos na urna.

Os cinco candidatos que disputaram a eleições neste primeiro turno foram: Sergio Massa (Unión por la Patria), Javier Milei (La Libertad Avanza), Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio), Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) e Myriam Bregman (Frente de Izquierda).

Todos os candidatos votaram e já se recolheram para os bunkers de campanha, de onde acompanharão a apuração.

Os três primeiros colocados na pesquisa

Javier Milei

O economista e professor Javier Milei, de 53 anos de idade, foi o líder durante boa parte das pesquisas eleitorais pré-votação e foi o mais votado nas eleições primárias, quando se decide qual candidato de cada partido disputará as eleições. Ele é líder do Partido Libertário e da sua coalizão, chamada de A Liberdade Avança. Ficou conhecido a partir de 2018, quando passou a frequentar programas de televisão. Suas principais propostas de campanha são a dolarização da economia argentina em etapas, a redução dos gastos estatais e a privatização de empresas públicas.

Patricia Bullrich

Ex-ministra do Trabalho e Segurança Social na gestão de Fernando de la Rúa (1999-2001), Patricia Bullrich, de 67 anos, é uma das lideranças da coalizão Juntos por el Cambio e faz parte da chamada oposição macrista. Ela passou a se movimentar para se aproximar de Milei, chegando a dizer que, se for vencedora, atuará junto com ele em algumas propostas. Entre suas propostas, está a de que pretende implementar um pacote de medidas fortes que inclue, além da independência do Banco Central, um orçamento sem déficit e uma reforma estatal para reduzir os gastos.

Sergio Massa

Atual ministro da Economia da Argentia, Sergio Massa tem 51 anos e recebeu mais de 5 milhões de votos nas eleições primárias, em agosto. Entre suas propostas, prometeu punição aos sonegadores de impostos e a criação de uma moeda digital, sem dar mais detalhes sobre o assunto. Na primeira parte da campanha, disse que “a maior solução que a Argentina tem é vender o que faz ao mundo e obter os dólares para tirar o Fundo Monetário Internacional [FMI] das suas costas”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.