Fechar
GP1

Mundo

Secretário-geral da ONU diz que ataque do Hamas não ocorreu por acaso

Após a fala, o chanceler de Israel cancelou a reunião bilateral que teria com o secretário-geral da ONU.

A reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada nesta terça-feira (24), para votação da resolução que os Estados Unidos elaboraram sobre a guerra no Oriente Médio, terminou em atrito diplomático com Israel, após o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmar que “o ataque do Hamas não aconteceu por acaso”.

Guterres fez a declaração no discurso de abertura da sessão. O secretário-geral da ONU também falou de uma “ocupação sufocante” de Israel na Faixa de Gaza.

“É importante reconhecer que os atos do Hamas não aconteceram por acaso. O povo palestino foi submetido a 56 anos de uma ocupação sufocante. Eles viram suas terras serem brutalmente tomadas e varridas pela violência. A economia sofreu, as pessoas ficaram desabrigadas e suas casas foram demolidas”, afirmou Guterres.

A reação a fala foi imediata: o chanceler israelense Eli Cohen rebateu Guterres e cancelou a reunião bilateral que teria com o secretário-geral da ONU.

“Para nós, [a guerra] é uma questão de sobrevivência. O mundo livre precisa se lembrar, precisa nunca esquecer o que ocorreu dia 7 de outubro. A resposta proporcional aos ataques do Hamas a Israel é eliminar o Hamas totalmente”, declarou o chanceler.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.