Fechar
GP1

Mundo

Morre adolescente espancada no metrô por não usar véu no Irã

Testemunhas relatam que ela teria sido espancada pela polícia dentro de um vagão do metrô no dia 1º.

A jovem iraniana Armita Geravand, de 16 anos, que foi espancada no metrô de Teerã por não usar o hijab, o véu islâmico, morreu no início deste sábado (28/10), conforme a Rede de Notícias da República Islâmica do Irã. Os médicos relataram que a vítima sofreu uma lesão cerebral decorrente de uma queda súbita na pressão arterial, seguida de convulsões recorrentes, redução da oxigenação cerebral e edema cerebral.

Após passar semanas em coma, Armita teve morte cerebral decretada no último domingo (22/10). Testemunhas relatam que ela teria sido espancada pela polícia dentro de um vagão do metrô no dia 1º de outubro. Embora o governo do Irã negue as agressões, um vídeo mostra a jovem sendo retirada do trem e deixada na plataforma.

Foto: Reprodução/FacebookArmita Geravand
Armita Geravand

“Segundo o relatório oficial dos médicos, após uma queda repentina de pressão arterial, ela sofreu uma lesão cerebral, seguida de convulsões recorrentes, diminuição da oxigenação cerebral e edema cerebral. Infelizmente, o dano cerebral levou a vítima a passar semanas em coma. Ela morreu na manhã deste sábado”, consta no comunicado.

Protestos no Irã

Há quase um ano, o Irã foi tomado por uma onda de protestos após a morte da jovem curda Mahsa Amini, 22 anos, em setembro. Ela havia sido presa pela polícia por desrespeitar o uso obrigatório do véu islâmico. Após sua morte, o governo iraniano suspendeu a atuação da polícia da moralidade e o parlamento anunciou a avaliação da modificação da lei referente ao uso obrigatório do hijab. No Irã, as mulheres são obrigadas a usar o véu para cobrir cabelos e pescoço.

Os protestos resultaram na morte de mais de 300 pessoas, incluindo agentes de segurança, manifestantes e membros de grupos contrarrevolucionários armados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.