Fechar
GP1

Mundo

Presidente da Câmara dos EUA é destituído do cargo

McCarthy perdeu o cargo de presidente da Câmara com 216 votos a favor da sua destituição e 210 contra.

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, foi derrubado nesta terça-feira (3) após votação na Casa Legislativa, que ocorreu pela primeira vez na história do país. O parlamentar é considerado um moderado do Partido Republicano, e ele enfrentou uma rebelião dos deputados de extrema direita do partido, que ficaram contrariados com o acordo que ele fez com os democratas para aprovar provisoriamente o orçamento do governo.

McCarthy perdeu o cargo de presidente da Câmara com 216 votos a favor da sua destituição e 210 contra. Oito deputados do Partido Republicano votaram para destituir o presidente da Casa. Foi o suficiente para ele perder a maioria e o cargo. Os democratas também votaram contra McCarthy, que recentemente abriu uma investigação de impeachment contra o presidente Joe Biden, que é do Partido Democrata.

Agora a Casa está sem presidente. Um interino, Patrick McHenry, foi escolhido até que um novo presidente da Câmara seja eleito. Até lá, os trabalhos devem ser paralisados. O principal inimigo de McCarthy dentro do Partido Repúblico é o deputado Matt Gaetz. Foi ele quem apresentou uma “moção para deixar vacante a presidência” (ou seja, derrubar McCarthy).

O dia começou com uma primeira votação para decidir se os deputados iriam ou não votar na destituição. Na prática, a primeira votação desta terça foi para escolher se eles deveriam arquivar o pedido. Nessa primeira votação, 11 deputados do Partido Republicano votaram contra McCarthy. Depois, houve discussões e, então, uma segunda votação, essa para decidir manter ou derrubar o presidente da Câmara.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.