Fechar
GP1

Mundo

Maduro anuncia referendo para anexar região da Guiana à Venezuela

A Guiana Essequiba é palco de disputa territorial há dois séculos pela riqueza em recursos naturais.

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que fará um referendo consultivo para anexar à Venezuela a região da Guiana Essequiba, localizado no território da Guiana. A região é conhecida pela riqueza em recursos naturais e é alvo de uma disputa territorial que dura dois séculos.

Nesta semana, o líder do regime ditatorial bolivariano afirmou que “recuperar a Guiana Essequiba é uma missão da pátria”. Em publicação no X, o antigo Twitter, Nicolás Maduro afirmou que o referendo irá acontecer no dia 3 de dezembro, oportunidade em que os venezuelanos devem decidir sobre a anexação do território.

Em contrapartida, a Guiana acusa o governo de Nicolás Maduro de tirania, especialmente por não respeitar tratados e acordos internacionais. Representantes chegaram a entrar com ação no Tribunal Internacional de Justiça, em que acusa o governo venezuelano de desrespeitar a soberania da nação, e por isso tenta barrar o referendo.

O porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Stéphane Dujarric, expressou que o secretário-Geral, António Guterres, tem se preocupado com os possíveis rumos da tensão causada pela disputa territorial.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.