Fechar
GP1

Mundo

Papa Francisco demite bispo norte-americano que o criticava

A Santa Sé não divulgou o motivo da demissão do religioso, conhecido por criticar Francisco desde 2012.

O Vaticano anunciou neste sábado (11), que o papa Francisco demitiu o bispo norte-americano Joseph Strickland. A decisão rara foi tomada contra o proeminente conservador que criticava repetidamente o papado.

"O Santo Padre destituiu Joseph E. Strickland do governo pastoral da diocese de Tyler (Estados Unidos)", anunciou o Vaticano em um comunicado à imprensa, algumas semanas depois que Francisco enviou dois bispos americanos para a diocese de Strickland no Texas em junho.

A Santa Sé não divulgou qual foi o motivo da demissão do religioso. Conhecido por criticar Francisco desde 2012, no início deste ano, Strickland acusou o papa de “minar o depósito de fé”. Depois de tornar público a sua insatisfação, o então bispo católico denunciou a pressão interna da Igreja para que ele deixasse o apostolado.

Em setembro deste ano, três meses após o papa mandar uma delegação ao local onde Strickland pregava, ele disse “não posso renunciar ao cargo de bispo de Tyler porque isso significaria abandonar o rebanho”. Ele ainda completou, dizendo, “respeitarei a autoridade do Papa Francisco se ele me destituir do cargo de bispo de Tyler”.

A demissão é uma atitude considerada rara, geralmente, quando há problemas, o religioso é chamado para conversar e em casos extremos, incentivado a renunciar. O comunicado oficial anunciou ainda que o bispo de Austin, Joe Vasquez, foi nomeado novo administrador apostólico da diocese, sem dar mais detalhes sobre o assunto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.