Fechar
GP1

Mundo

Jair Bolsonaro parabeniza Javier Milei por vitória na Argentina

"Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil", escreveu o ex-presidente no X.

O ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, parabenizou a vitória do candidato de direita Javier Milei, da coalizão La Libertad Avanza, à presidência da Argentina. O 2º turno das eleições ocorreu neste domingo (19) em disputa com o atual ministro da Economia, Sergio Massa, da coalizão Unión por la Pátria.

No X, Bolsonaro parabenizou o povo argentino pela escolha e afirmou que "a esperança volta a brilhar na América do Sul". "Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós", escreveu o ex-presidente.

O candidato da coligação governista reconheceu a vitória de Milei em discurso antes mesmo da divulgação dos números oficiais.

As urnas fecharam às 18h, no horário de Brasília. A vice de Milei será a advogada Victoria Villaruel.

Quem é Javier Milei

Nascido em 22 de outubro de 1970, em Buenos Aires, Milei é formado em economia pela Universidade de Belgrano e atuou como professor de ensino superior. Ele entrou na política há dois anos após se tornar um famoso comentarista econômico na TV e entrou na corrida presidencial se definindo como um “libertário e anarcocapitalista”.

Em 2021, Milei criou a coalizão La Libertad Avanza, que conquistou cinco cadeiras na Câmara nas eleições legislativas. Nesse ano, ele também foi eleito deputado federal, com um discurso fortemente conservador.

O economista é aliado do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, ele é um crítico ferrenho do atual presidente brasileiro, Lula, e já chamou o petista de “presidiário, corrupto e ladrão”.

As principais propostas de Milei dizem respeito à crise econômica na Argentina. Ele propõe fechar o Banco Central e dolarizar a economia do país. Outros planos do novo presidente são a facilitação do porte de armas da população e reformular a legislação penitenciária.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.