Fechar
GP1

Mundo

Governo da Colômbia decide sacrificar hipopótamos de Pablo Escobar

A ação é uma das medidas tomadas pela ministra do Ambiente para impedir a reprodução desses animais.

O Governo da Colômbia decidiu, nessa quinta-feira (02), sacrificar alguns dos hipopótamos descendentes dos animais importados ilegalmente pelo traficante Pablo Escobar. A ação faz parte de um plano do governo para frear a reprodução desses mamíferos, considerados uma ameaça à biodiversidade do país.

A decisão foi informada pela ministra do Ambiente da Colômbia, Susana Muhamad. Segundo ela, a eutanásia dos hipopótamos que crescem no Rio Magdalena é uma das três medidas para prevenir os prejuízos que esses animais causam.

“Deu-se início à primeira etapa desse plano de manejo que, na próxima semana, vai contemplar a fase de esterilização dos hipopótamos na Colômbia”, disse a ministra. Muhamad não especificou quando esse processo terá início.

Outras medidas adotadas pelo governo colombiano são a esterilização e o envio dos animais para outros países, como México, Índia e Filipinas. A Colômbia ainda está trabalhando para as permissões necessárias para as importações.

Entenda o caso

Os animais chegaram ao país por meio de Pablo Escobar, que colocou um casal de mamíferos vindos da África em seu zoológico pessoal. Após a morte do narcotraficante, os hipopótamos começaram a se reproduzir.

Atualmente, há cerca de 166 desses mamíferos no país e a previsão é de que, caso a reprodução deles não seja interrompida, este número passe de 1.000 até 2035.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.